domingo, 30 de outubro de 2011

ATENÇÃO MAMÃES AO REFLUXO OCULTO!!!!

Como disse, tudo que eu aprendesse colocaria aqui no blog, então é o seguinte: Meu bebê é um amorzinho, não chora pra nada, até quando tem coliquinhas se cortosse e dá uns gritinhos mas nunca abriu o berreiro, aguenta firme suas dorzinhas. Passei muitas madrugadas observando ele se contorcendo na cama e ficando vermelho e mesmo assim ficava quietinho, parece que não queria incomodar, tadinho!!!

Só não entendia porque que no final de cada mamada ele se jogava para trás e ficava vermelho, parecia que estava sempre se afogando, parecia que não estava conseguindo respirar. No começo achei que era o jeito dele, que ele era meio exagerado. Depois reparei que algumas vezes ele dava uma tossidinha, ai achei que era o mama que estava entrando no "buraco" errado. Mas como este fato se repetia com frequência e como cada vez ele permanecia mais tempo com os bracinhos e as perninhas esticados e se jogando para trás, resolvi pesquisar na net e descobri que ele tem refluxo gastroesofágico, nunca imaginei que era isto porque,  pra mim, criança que tem refluxo, o mama volta pela boquinha, mas isto não ocorre necessariamente, há casos em que o líquido volta somente até a uma certa altura da garganta do bebê e nós pais não vemos, mas eles sofrem muito com isto, muitos bebês começam a deixar de mamar e choram o dia e a noite toda, aparentemente sem motivo.
O bebê que tem refluxo geralmente tem o sono agitado, as vezes mama chorando, diminui a quantidade que mama, ou mama como se estivesse com muita fome, isso devido a ansiedade gerada pela dor e o alívio momentâneo que tem com a mamada.
Recomenda-se que nestes casos coloque-se sempre o nenêm pra mamar com as costinhas bem reta e diminua o intervalo entre as mamadas a fim de diminuir a quantidade dada. Vale a pena tentar algumas medidas simples para ver se o problema melhora, como manter o bebê em posição ereta por 20 minutos depois de cada mamada e elevar um pouco a cabeceira do berço. Além disso deve-se cortar os chás e as frutas cítricas entre outros alimentos e, é lógico, nos casos em que o refluxo está interferindo na vida do bebê, procurar um médico. Falo isto porque existe as hipóteses em que o refluxo não causa nenhuma reação ao bebê, o que é normal, é o chamado refluxo fisiológico. Mais informações acessem as páginas cujos links seguem ao final do texto.

OBS: Lendo está pergunta resolvi marcar o pediatra para o meu bebê: Preciso falar com o médico?

Você deve conversar com o pediatra sobre as regurgitações:

• se seu bebê parecer não estar ganhando peso

• se o bebê chorar muito sempre depois de mamar

• se ele estiver vomitando com muita frequência

• se ele começar a ter muita tosse

• se ele ficar irritado, curvando-se para trás, depois de mamar

LINKS ÚTEIS:

http://www.centrodegastropediatria.com.br/index.php?option=com_moofaq&Itemid=11

http://www.saudevidaonline.com.br/refluxo.htm

http://www.gastropediatria.med.br/24601.html

http://guiadobebe.uol.com.br/refluxo-na-infancia/

Espero ter ajudado! Boa sorte a todas as mamães que todos os dias têm que tentar adivinhar o que está incomodando o seus bebês!!!! Bjs

Nenhum comentário:

Postar um comentário