segunda-feira, 31 de outubro de 2011

MÃE LOUCA!!!!

Acho que eu não sou muito normal não, pois desde que o bebê nasceu e começou a ter cólicas, eu troquei a noite pelo dia, como o bebê dava umas gemidinhas à noite a cada 10 minutos e eu acordava pra ver se estava tudo bem, resolvi desistir de dormir, então minha vida agora é ficar com o bebê das 18h às 9h da manhã do dia seguinte, cuidando para que ele tenha um sono tranquilo, virando-o quando ele começa a reclamar que enjoou de dormir de um lado, virando de posição antes que ele desperte chorando, o que garante a ele mais uma hora de sono profundo ou fazendo o seu mama assim que ele dá os primeiros sinais de fome, evitando assim também que ele desperte e chore, com isso tenho conseguido que ele durma das 23h às 9h da manhã ou mais. Como estou gozando a licença maternidade e vim passar um tempo na cidade/casa dos meus pais, só quando minha mãe acorda é que eu vou dormir.
Sei que não posso mudar minha vida desta forma, mas acho que vou fazer isto pelo menos até os 3 meses, depois coloco ele no quartinho separado e só vou atendê-lo quando ele chorar.
Só descanso à noite nos finais de semana, pois ai quem fica acordado cuidando do bebê é o maridão! Graças a ele começará em breve a gozar seus 2 meses de férias, rsrs!

domingo, 30 de outubro de 2011

ATENÇÃO MAMÃES AO REFLUXO OCULTO!!!!

Como disse, tudo que eu aprendesse colocaria aqui no blog, então é o seguinte: Meu bebê é um amorzinho, não chora pra nada, até quando tem coliquinhas se cortosse e dá uns gritinhos mas nunca abriu o berreiro, aguenta firme suas dorzinhas. Passei muitas madrugadas observando ele se contorcendo na cama e ficando vermelho e mesmo assim ficava quietinho, parece que não queria incomodar, tadinho!!!

Só não entendia porque que no final de cada mamada ele se jogava para trás e ficava vermelho, parecia que estava sempre se afogando, parecia que não estava conseguindo respirar. No começo achei que era o jeito dele, que ele era meio exagerado. Depois reparei que algumas vezes ele dava uma tossidinha, ai achei que era o mama que estava entrando no "buraco" errado. Mas como este fato se repetia com frequência e como cada vez ele permanecia mais tempo com os bracinhos e as perninhas esticados e se jogando para trás, resolvi pesquisar na net e descobri que ele tem refluxo gastroesofágico, nunca imaginei que era isto porque,  pra mim, criança que tem refluxo, o mama volta pela boquinha, mas isto não ocorre necessariamente, há casos em que o líquido volta somente até a uma certa altura da garganta do bebê e nós pais não vemos, mas eles sofrem muito com isto, muitos bebês começam a deixar de mamar e choram o dia e a noite toda, aparentemente sem motivo.
O bebê que tem refluxo geralmente tem o sono agitado, as vezes mama chorando, diminui a quantidade que mama, ou mama como se estivesse com muita fome, isso devido a ansiedade gerada pela dor e o alívio momentâneo que tem com a mamada.
Recomenda-se que nestes casos coloque-se sempre o nenêm pra mamar com as costinhas bem reta e diminua o intervalo entre as mamadas a fim de diminuir a quantidade dada. Vale a pena tentar algumas medidas simples para ver se o problema melhora, como manter o bebê em posição ereta por 20 minutos depois de cada mamada e elevar um pouco a cabeceira do berço. Além disso deve-se cortar os chás e as frutas cítricas entre outros alimentos e, é lógico, nos casos em que o refluxo está interferindo na vida do bebê, procurar um médico. Falo isto porque existe as hipóteses em que o refluxo não causa nenhuma reação ao bebê, o que é normal, é o chamado refluxo fisiológico. Mais informações acessem as páginas cujos links seguem ao final do texto.

OBS: Lendo está pergunta resolvi marcar o pediatra para o meu bebê: Preciso falar com o médico?

Você deve conversar com o pediatra sobre as regurgitações:

• se seu bebê parecer não estar ganhando peso

• se o bebê chorar muito sempre depois de mamar

• se ele estiver vomitando com muita frequência

• se ele começar a ter muita tosse

• se ele ficar irritado, curvando-se para trás, depois de mamar

LINKS ÚTEIS:

http://www.centrodegastropediatria.com.br/index.php?option=com_moofaq&Itemid=11

http://www.saudevidaonline.com.br/refluxo.htm

http://www.gastropediatria.med.br/24601.html

http://guiadobebe.uol.com.br/refluxo-na-infancia/

Espero ter ajudado! Boa sorte a todas as mamães que todos os dias têm que tentar adivinhar o que está incomodando o seus bebês!!!! Bjs

DRAMA - A PRISÃO DE VENTRE!!! :-S


Revirei a net de ponta cabeça pra pesquisar sobre prisão de ventre e a maioria das mamães recomenda a troca do leite (nos casos dos bebes que tomam leite artificial, como é o caso do meu bebê, infelizmente), mas a minha pediatra disse que isto não adianta, que todo leite artificial causa prisão de ventre e que este problema estaria resolvido aos quatro meses quando passarei a dar frutinhas ao Rafaelzinho. Enquanto isto eu poderia ir dando chazinho de ameixa. E foi isto que passei a fazer, só que às vezes eu dava pouco (30 ml), e não adiantava, outras dava muito (70 ml) e dava cólicas no bebê. Nunca achei uma medida que não o afetasse, ai minha mãe teve a idéia de ferver a água da mamadeira com aveia e coar e só ai misturar o leite (NAN COMFOR, pois este contém prebióticos e fibras na sua composição, o que, em tese, era para ajudar a melhorar o intestino) e com isto graças a Deus ele está fazendo cocozinho pelo menos uma vez ao dia. Depois pesquisei na net sobre o chazinho de aveia e vi que havia algumas recomendações, só que geralmente tinha um limite na quantidade a ser dada por dia, salvo engano era 120 ml, só que como eu, quando criança, mamava sempre, todas as minhas mamadeiras eram feitas com leite fervido na aveia, então resolvi fazer assim também para o Rafaelzinho e funcionou. Ele não se cortorce mais pelo excesso dado (como no caso do chá de ameixa) e nem faz força para fazer o cocozinho, acho que está ideal.
Li algumas mamães que deram aveia e só obtiveram resultado nos primeiros dois dias, depois tudo voltou ao que era antes. Com o Rafaelzinho não aconteceu isto, está a 5 dias evacuando normalmente, acho que é porque todos os mamas são feitos com a aguinha da aveia e o melhor, ele amou de paixão o gostinho, agora rejeita quando oferecemos o leite puro, rsrs!!!
Utilizo uma colher de sopa de aveia para cada 200 ml de água.
Como odeio dar remédios ao meu bebê sempre procuro as receitinhas naturais e caso o Rafaelzinho volte a ter prisão de ventre, vou dar mamão raspadinho, dizem que é bom dar uma colher das de chá. O bom é que não tem contra-indicação, só faz bem e os bebês respondem muito rápido as fibras dadas.

HISTÓRIA DO TEMPO DA CAROCHINHA, DO MEU IRMÃO É CLARO, RSRS!!!

Como prometido, venho contar um dos fatos ocorridos com a minha mãe, quando ela era mamãe de primeira viagem!
Quando o primogenito dos meus pais nasceu, isso nos idos de 1965, o pessoal de casa tinha o costume de utilizar a rede para ninar as crianças (costume este que veio da minha avó, a matriarca da família, que hoje esta com 99 anos). Certa noite quando meu irmão estava rabujento para dormir e pedia a minha mãe que o embalasse, ela mesmo exausta, acordava, dava uma embaladinha e caia no sono, passado um tempinho, a rede parava e ele choramingando pedia a mãe para embalar e novamente, meio zonza, ela dava uma embaladinha e dormia, após esta cena se repetir inúmeras vezes, não aguentando mais o sono, quando ele novamente pediu a ela que embalasse a rede, não pensou duas vezes e com toda a sua força chacoalhou a rede, a fim de garantir que a mesma permanecesse por mais tempo em movimento. Mas ai a mãe escudou um barulho forte e despertou com um choro, quando olhou para a rede, cadê meu irmão!?! Estava caído embaixo do guarda-roupa!!!! Ah coitado, rsrs!!!!! Não se preocupem que não aconteceu nada grave, rsrs, só o susto mesmo.
Outra vez, minha mãe deu mamã ao meu irmão e o trocou, mas mesmo assim ele não parava de chorar. Chorava desalmadamente, ela desesperada não sabia o que fazer, pensava: "não está com fome", "não está sujo", "não está com febre", "o que pode ser????". Como não sabia mais o que fazer para acalmá-lo, resolveu tirar toda a roupa dele e para sua surpresa, se deparou com o alfinete aberto fincando na barriguinha do bebê!!!! Pecado!!!! Sorte que hoje temos fraldas descartáveis!!! :º)
É realmente o primogenito sofre, pois as mamães de primeira viagem passam por cada uma!!!!
Mas como eu já disse, graças a Deus, não foi nada "grave" e hoje ele está crescido e já constituiu sua própria família, tem um casal de filhos.

RESPOSTA!?!?!?

A resposta à pergunta abaixo ainda é um pouco complicada, pelo menos pra mim, troquei o tamanho dos bodys usados e mesmo assim a fralda, após 4 horas de uso, vazou, só que na mesma noite, o Rafaelzinho ficou 7 horas com uma fralda e, na manhã seguinte quando fui trocá-lo nada de vazamentos. Eu nunca havia deixado por tanto tempo ele sem troca, me surpriendi!!! Acho que as fraldas da Turma da Mônica, Conforto Noturno, foram as que melhor se adaptaram ao corpinho do Rafaelzinho e à sua torneirinha, rsrs, é, porque este menino sabe fazer xixi, rsrs, gasto horrores com fraldas, rsrs, mas graças a Deus né, isto significa que os rins dele estão funcionando direitinho!!!
As vezes acho que fui eu quem colocou a fralda errado, outras acho que deve ser assim mesmo, já não sei mais. Se alguém souber solucionar esta questão me avise!!! : º )

domingo, 23 de outubro de 2011

O DEFEITO É DAS FRALDAS OU DA PESSOINHA AQUI QUE AS COLOCA NO BEBÊ !?!?!

Ontem comprei aquelas fraldas próprias para à noite, as quais, se cumprissem o prometido, deveriam durar 1 noite toda sem vazamentos. Coloquei no Rafaelzinho às 21horas, mais ou menos, e às 3:50h da madruga quando fui verificar se não precisava trocá-lo, pra minha decepção, encontrei-o todo molhado, até as costinhas, um pecado.
Fiquei inconformada, me sentindo uma consumidora lesada, ante as propagandas enganosas das diversas marcas de fraldas. E quase morri de dó do meu pequeno, pois fui obrigada a acordá-lo porque tive que tirar toda a roupinha que estava molhada. Depois de tudo isto o difícil foi fazê-lo pegar no sono novamente e mais uma noite de altos papos até o sono aparecer! Haja costas, rsrs!!!
Depois pensando cá com os meus botões, comecei a recordar o momento que estava trocando o Rafaelzinho e lembrei que só agora reparei que o body dele estava deixando o peito dele muito à mostra e que por isso era necessário puxá-lo para cima. Só ai me toquei que enquanto eu havia comprado macacões "G" pra ele, pois ele está a crescer como abobrinha, os body's que uso nele ainda são RN ou P, affffffff, coitadinho, com certeza é o fato de ficar puxando o body para cima que a fralda fica toda apertada embaixo, o que prejudica a absorção e solta na cinturinha, o que faz com que vaze.
Coitados dos bebês das mamães de primeira viagem, se todas forem iguais a mim, rsrs!!!!
Amanhã vou contar o que ocorreu com minha mãe quando teve o seu primeiro filho!!!!
Por enquanto, então, vou parar de falar mal das fraldas. Troquei os bodys pequenos por maiores, vamos ver o resultado para poder responder a questão título deste post em alguns dias. Espero ter descoberto o problema, pois não gostaria de ter que acordar o meu bebê durante as madrugadas devido as roupinhas molhadas pelos vazamentos de fraldas.